Manual MSD

Please confirm that you are not located inside the Russian Federation

honeypot link

Síndrome serotoninérgica

Por

David Tanen

, MD, David Geffen School of Medicine at UCLA

Última revisão/alteração completa fev 2021| Última modificação do conteúdo fev 2021
Clique aqui para a versão para profissionais
Recursos do assunto

A síndrome serotoninérgica é uma reação a medicamento potencialmente fatal que tende a provocar temperatura corporal alta, espasmos musculares e ansiedade ou delírio.

A serotonina é uma substância química que transmite impulsos entre células nervosas. A síndrome serotoninérgica resulta da maior estimulação de receptores de serotonina do cérebro, geralmente por medicamentos. A síndrome serotoninérgica pode resultar do uso terapêutico de medicamentos, da superdosagem de certos medicamentos ou, mais comumente, de interações medicamentosas imprevistas quando dois medicamentos que estimulam os receptores de serotonina são tomados ao mesmo tempo. A síndrome serotoninérgica pode ocorrer em todas as faixas etárias. (Consulte também Considerações gerais sobre distúrbios causados pelo calor Considerações gerais sobre distúrbios causados pelo calor Os seres humanos são animais de sangue quente e mantêm sua temperatura corporal dentro de uma margem de um ou dois graus de 37 °C como é medido pela boca e 38 °C como é medido por via retal... leia mais .)

Tabela
icon

Sintomas da síndrome serotoninérgica

Os sintomas da síndrome serotoninérgica começam geralmente dentro de 24 horas da ingestão de um medicamento que afeta os receptores de serotonina. A gravidade dos sintomas pode variar amplamente. As pessoas podem ter ansiedade, agitação e inquietação, sobressaltos, bem como delírio com confusão. Podem ocorrer tremores ou espasmos musculares, rigidez muscular, frequência cardíaca rápida, hipertensão arterial, temperatura corporal alta, sudorese, calafrios, vômito e diarreia.

Os sintomas geralmente cedem em até 24 horas, mas eles podem durar mais, dependendo do tempo necessário para o corpo decompor o medicamento.

Diagnóstico da síndrome serotoninérgica

  • Sintomas típicos que surgem em uma pessoa que está tomando um medicamento conhecido por causar síndrome serotoninérgica

O diagnóstico da síndrome serotoninérgica se baseia exclusivamente na avaliação dos sintomas da pessoa pelo médico, nos achados do exame físico (sobretudo do sistema nervoso) e no histórico de consumo de um medicamento que afete os receptores de serotonina.

Não há exames para confirmar o diagnóstico, mas podem ser necessários exames de sangue e de urina para excluir outros distúrbios que causam febre alta e sintomas parecidos, e para identificar complicações.

Tratamento da síndrome serotoninérgica

  • Interrupção de medicamentos que afetem os receptores de serotonina

  • Prescrição de um sedativo

Quando a síndrome serotoninérgica é reconhecida e tratada prontamente, geralmente o prognóstico é bom.

Todos os medicamentos que afetam os receptores de serotonina devem ser interrompidos. Sintomas leves são muitas vezes aliviados com um sedativo (como um benzodiazepínico). Os sintomas geralmente desaparecem em cerca de 24 a 72 horas; portanto, a maioria das pessoas requer hospitalização para mais exames, tratamento e monitoramento.

Em casos graves, é necessária a internação na unidade de terapia intensiva. A pessoa é resfriada conforme necessário (por exemplo, vaporizando o corpo com água e depois soprando ar pelo corpo com um ventilador). A temperatura da pessoa pode ter que ser medida frequentemente ou continuamente. Outras medidas para tratar o mau funcionamento orgânico também podem ser necessárias. Às vezes, se os sintomas não desaparecerem rapidamente, pode-se administrar um bloqueador de serotonina, como ciproeptadina.

OBS.: Esta é a versão para o consumidor. MÉDICOS: Clique aqui para a versão para profissionais
Clique aqui para a versão para profissionais
Obtenha o
Baixe o aplicativo  do Manual MSD! ANDROID iOS
Baixe o aplicativo  do Manual MSD! ANDROID iOS
Baixe o aplicativo  do Manual MSD! ANDROID iOS
Teste os seus conhecimentos
Afogamento
O afogamento ocorre quando a submersão em líquido causa asfixia ou interfere na respiração. Qual das seguintes afirmativas sobre afogamento NÃO está correta?
Baixe o aplicativo  do Manual MSD! ANDROID iOS
Baixe o aplicativo  do Manual MSD! ANDROID iOS
Baixe o aplicativo  do Manual MSD! ANDROID iOS

Também de interesse

Baixe o aplicativo  do Manual MSD! ANDROID iOS
Baixe o aplicativo  do Manual MSD! ANDROID iOS
Baixe o aplicativo  do Manual MSD! ANDROID iOS
PRINCIPAIS