honeypot link

Manual MSD

Please confirm that you are not located inside the Russian Federation

Deglutição ou ocultação de drogas no corpo para transporte

Por

Gerald F. O’Malley

, DO, Grand Strand Regional Medical Center;


Rika O’Malley

, MD, Albert Einstein Medical Center

Última revisão/alteração completa jun 2020| Última modificação do conteúdo jun 2020
Clique aqui para a versão para profissionais

As pessoas podem, voluntariamente, engolir ou ocultar pacotes cheios de drogas em cavidades do corpo para contrabandear as drogas através de fronteiras ou outros pontos de segurança.

  • Uma overdose de drogas pode ocorrer se um pacote se romper, o que às vezes provoca sintomas graves.

  • Os riscos e as consequências da overdose de drogas variam dependendo da quantidade e do tipo de droga e o modo pelo qual ela é embalada.

Deglutição de drogas para transporte

A deglutição de drogas para transporte geralmente envolve drogas com um alto valor nas ruas (principalmente heroína ou cocaína). As drogas se originam de outros países e podem ser colocadas dentro de preservativos ou em pacotes envolvidos em várias camadas de filme plástico ou látex e, às vezes, são cobertas com uma camada externa de cera para prepará-las para o transporte entre fronteiras. Depois que a pessoa agindo como mula (“body packer”) tiver engolido vários pacotes, ela normalmente toma medicamentos para diminuir a velocidade de movimentação de substâncias pelo trato digestivo, até que os pacotes possam ser recuperados. Mulas profissionais conseguem engolir e contrabandear centenas de pacotes em uma única viagem.

Uma overdose de drogas pode ocorrer se um pacote se romper, o que às vezes provoca sintomas graves. Os pacotes podem bloquear ou lesionar o intestino. Se o intestino se romper, seu conteúdo pode vazar para a cavidade abdominal e provocar infecção, um quadro clínico chamado peritonite. Os sintomas da overdose de drogas gerada pelo rompimento de um pacote dependem do tipo de droga, e podem incluir convulsões repetidas, hipertensão arterial, temperatura corporal muito alta, dificuldade para respirar e coma.

Ocultação de drogas no corpo para transporte

A ocultação de drogas no corpo para transporte é semelhante à deglutição de drogas. Ela ocorre quando a pessoa engole pacotes de droga para evitar ser detida pela polícia, mas, às vezes, os pacotes são escondidos no reto ou na vagina. A quantidade de droga é menor, e ela é menos pura que na deglutição de drogas. Contudo, uma vez que as drogas normalmente não são tão bem embaladas, a overdose continua a ser uma preocupação.

Diagnóstico

  • A suspeita por um médico

  • Busca em cavidade corporal

  • Às vezes, radiografia simples ou tomografia computadorizada (TC)

Quando houver suspeita de que uma pessoa está praticando deglutição ou ocultação de drogas no corpo para transporte, ela costuma ser levada ao médico por agentes policiais, mas os médicos devem levar em consideração a possibilidade de transporte de drogas no corpo, se as pessoas que viajaram recentemente ou que acabaram de ser colocadas na cadeia estiverem apresentando coma ou convulsões por causa desconhecida. Exames da pelve e do reto (busca em cavidade corporal) devem ser realizados nessas áreas à procura de pacotes de drogas. Com frequência, radiografias simples conseguem confirmar a presença de pacotes no trato digestivo, mas uma tomografia computadorizada é o exame mais sensível para localizar pacotes de drogas no trato gastrointestinal.

Tratamento

  • Tratamento para complicações causadas por overdose de drogas

  • Remoção dos pacotes de droga

  • Às vezes, antídotos específicos

O médico trata a pessoa com sintomas de overdose (e com suspeita de rompimento do pacote) por meio de suporte clínico sintomático, incluindo suporte ventilatório e medicamentos para pressão arterial e anticonvulsivantes. Às vezes, antídotos específicos para determinadas drogas estão à disposição e são necessários.

Normalmente, os pacotes que não se romperam no trato digestivo podem ser removidos por meio de um procedimento denominado irrigação intestinal, no qual o trato digestivo é lavado com um grande volume de solução de eletrólitos. Contudo, assim que ocorrer o rompimento dos pacotes, o médico tenta remover imediatamente todos os pacotes por meio de cirurgia ou com um endoscópio (um procedimento não cirúrgico que utiliza um tubo flexível que tem uma câmera na ponta). Entretanto, a remoção cirúrgica ou endoscópica pode ser demorada. É comum a ocorrência de morte caso ocorra o rompimento dos pacotes de droga, quando a pessoa deglutiu a droga que estava transportando, porque a quantidade de droga liberada é grande e a droga é pura, o que faz com que a dose seja muito elevada. A pessoa com bloqueio (obstrução) ou ruptura (perfuração) intestinal também precisa de cirurgia imediatamente. O carvão ativado, uma substância administrada por via oral para absorver a droga ilícita, pode ser útil, mas ele é perigoso para pessoas com bloqueio ou rupturas no intestino.

Pacotes inseridos na vagina ou no reto devem ser removidos à mão, que deve estar enluvada.

Pessoas que engolem ou ocultam drogas no corpo para transporte que não apresentam sintomas devem ficar sob observação até terem defecado todos os pacotes de droga além de várias dejeções sem pacote nenhum. Alguns médicos utilizam a irrigação intestinal para estimular a eliminação dos pacotes. O médico não fará uma endoscopia para remover os pacotes se a pessoa não apresentar sintomas.

OBS.: Esta é a versão para o consumidor. MÉDICOS: Clique aqui para a versão para profissionais
Clique aqui para a versão para profissionais
Obtenha o

Também de interesse

MÍDIAS SOCIAIS

PRINCIPAIS