Manual MSD

Please confirm that you are not located inside the Russian Federation

honeypot link
Fatos rápidos

Intoxicação por aspirina

Clique aqui para a versão para profissionais
Obtenha os detalhes completos

A aspirina é um medicamento vendido sem receita para alívio da dor.

O que é intoxicação por aspirina?

Intoxicação por aspirina é o efeito prejudicial que ocorre depois da ingestão de uma dose muito alta de aspirina de uma só vez, ou de muitas doses pequenas de aspirina tomadas ao longo do tempo (intoxicação gradual).

O óleo de wintergreen contém uma substância química relacionada à aspirina. Ele é muito perigoso para crianças pequenas e pode matá-las se elas ingerirem até mesmo uma colher de chá deste óleo.

Se achar que você ou outra pessoa pode estar com uma intoxicação por aspirina, ligue para a assistência médica de emergência (911 na maioria das áreas dos Estados Unidos) imediatamente ou para o centro de informação antiveneno (1-800-222-1222 nos Estados Unidos) imediatamente. A Organização Mundial da Saúde fornece um diretório mundial de centros de envenenamento.

Quais são os sintomas de intoxicação por aspirina?

Se for tomada uma quantidade muito grande de aspirina de uma só vez (intoxicação aguda), os primeiros sintomas são:

  • Enjoo

  • Vômitos

  • Respiração acelerada

  • Zumbido em seus ouvidos

  • Sudorese

Para intoxicação grave, também é possível sentir:

  • Vertigem

  • Febre

  • Sonolência ou energia (hiperatividade) incomum

  • Movimentos e espasmos bruscos do corpo sem controle (convulsão)

  • Como se fosse difícil respirar

Os sintomas de intoxicação gradual se manifestam ao longo de vários dias ou semanas. A pessoa sente:

  • Sonolência

  • Confusão

  • Sensação de estar vendo ou ouvindo coisas que não estão ali (alucinações)

  • Tontura ou vertigem

  • Como se fosse difícil respirar ou que a respiração está rápida demais

Como os médicos sabem se eu tenho intoxicação por aspirina?

Os médicos coletarão uma amostra de sangue para medir a quantidade de aspirina no sangue.

Como os médicos tratam intoxicação por aspirina?

Os médicos irão:

  • Administrar-lhe carvão ativado para impedir que a aspirina chegue ao sangue

  • Administrar-lhe líquidos por via IV (na veia), se necessário

  • Para intoxicação grave, usar um aparelho especial para filtrar a aspirina e retirá-la do sangue

  • Tratar os outros sintomas à medida que surgirem

OBS.: Esta é a versão para o consumidor. MÉDICOS: Clique aqui para a versão para profissionais
Clique aqui para a versão para profissionais
Obtenha o
Baixe o aplicativo  do Manual MSD! ANDROID iOS
Baixe o aplicativo  do Manual MSD! ANDROID iOS
Baixe o aplicativo  do Manual MSD! ANDROID iOS

Teste os seus conhecimentos

Paralisia das cordas vocais
A paralisia das cordas vocais é a incapacidade de mover os músculos que controlam as cordas vocais. A paralisia pode afetar uma ou as duas cordas vocais. A paralisia de ambas as cordas vocais é potencialmente fatal. Das opções seguintes, qual é a causa mais provável de paralisia de ambas as cordas vocais?
Baixe o aplicativo  do Manual MSD! ANDROID iOS
Baixe o aplicativo  do Manual MSD! ANDROID iOS
Baixe o aplicativo  do Manual MSD! ANDROID iOS

Também de interesse

Baixe o aplicativo  do Manual MSD! ANDROID iOS
Baixe o aplicativo  do Manual MSD! ANDROID iOS
Baixe o aplicativo  do Manual MSD! ANDROID iOS
PRINCIPAIS