Manual MSD

Please confirm that you are not located inside the Russian Federation

honeypot link

Doença pulmonar induzida por medicamentos

Por

Joyce Lee

, MD, MAS, University of Colorado Denver

Última revisão/alteração completa set 2019| Última modificação do conteúdo set 2019
Clique aqui para a versão para profissionais

A doença pulmonar induzida por medicamentos não é um distúrbio único. Muitos medicamentos podem causar problemas pulmonares em pessoas sem outro distúrbio pulmonar. O tipo de problema depende do medicamento envolvido, mas acredita-se que muitos medicamentos causem uma reação tipo alérgica. Essa doença geralmente é mais grave em idosos. Quando não é causada por uma reação do tipo alérgica, a extensão e a gravidade da doença estão relacionadas, algumas vezes, ao volume da dose e ao tempo durante o qual o medicamento foi tomado.

Dependendo do medicamento, as pessoas desenvolvem tosse, respiração ruidosa, falta de ar ou outros sintomas pulmonares. Pode haver o desenvolvimento de sintomas

  • Lentamente, ao longo de semanas a meses

  • Repentinamente, e se tornar grave

O diagnóstico e tratamento são os mesmos, incluindo a interrupção do medicamento e observação quanto à diminuição dos sintomas da pessoa.

O médico pode solicitar testes de função pulmonar antes que as pessoas comecem a tomar medicamentos conhecidos por causar problemas pulmonares, mas os benefícios da triagem para a previsão ou detecção precoce de uma doença pulmonar induzida por medicamento são desconhecidas.

OBS.: Esta é a versão para o consumidor. MÉDICOS: Clique aqui para a versão para profissionais
Clique aqui para a versão para profissionais
Obtenha o

Também de interesse

MÍDIAS SOCIAIS

PRINCIPAIS