Manual MSD

Please confirm that you are not located inside the Russian Federation

honeypot link
Fatos rápidos

Intoxicação por paracetamol

Clique aqui para a versão para profissionais
Obtenha os detalhes completos

O paracetamol (acetaminofeno) é um medicamento vendido sem receita usado para reduzir febres e aliviar dores. Ele é vendido sob vários nomes comerciais, como Tylenol®. Ele também é encontrado em muitos produtos para tosse e resfriado.

O paracetamol costuma ser seguro, mas se tomado em excesso pode ser prejudicial.

O que é intoxicação por paracetamol?

Intoxicação por paracetamol é o resultado de tomar excesso de paracetamol.

  • Pode ocorrer intoxicação por paracetamol se você tomar uma quantidade muito grande em um curto período, por exemplo, se você acidentalmente tomar vários medicamentos diferentes ou produtos que contêm paracetamol ou se você intencionalmente tomar uma superdosagem

  • Também pode ocorrer lentamente intoxicação por paracetamol se você tomar uma dose alta por um longo período devido a dor crônica grave

  • Mesmo doses regulares de paracetamol podem ser perigosas em certas situações, por exemplo, se você tiver lesão hepática

  • A intoxicação por paracetamol pode causar sérias lesões no fígado e pode resultar em insuficiência hepática

  • A intoxicação por paracetamol pode não causar sintomas até que o fígado tenha sido danificado

  • Leia com atenção os rótulos dos produtos para tosse e resfriado

  • Leia o rótulo dos medicamentos para dor e não tome mais do que a dose recomendada

Se estiver cuidando de uma criança com tosse ou resfriado, muito cuidado para não lhe dar excesso de paracetamol. Muitos tipos diferentes de medicamentos em todas as diferentes formulações (líquido, comprimido, mastigável) contêm paracetamol como um de seus ingredientes. Não dê um medicamento com paracetamol a uma criança se ela já estiver tomando outro medicamento contendo paracetamol.

Se achar que você ou outra pessoa pode estar com intoxicação por paracetamol, ligue para a assistência médica de emergência (911 na maioria das áreas dos Estados Unidos) imediatamente ou para o centro de informação antiveneno (1-800-222-1222 nos Estados Unidos) para pedir orientações. A Organização Mundial da Saúde fornece um diretório mundial de centros de envenenamento.

Quais são os sintomas de intoxicação por paracetamol?

Geralmente não há sintomas imediatos.

Se a superdosagem for muito grande, os sintomas se desenvolvem em fases:

  • Primeiro, a pessoa pode vomitar ou se sentir enjoada

  • Depois de 1 a 3 dias, pode sentir enjoo, vomitar e ter dores abdominais

  • Depois de 3 a 4 dias, pode vomitar ainda mais, desenvolver pele e olhos amarelados (icterícia) e ter sangramento debaixo da pele e pelo nariz ou gengivas

  • Depois de aproximadamente cinco dias, a pessoa se recupera ou apresenta insuficiência dos órgãos, o que pode causar a morte.

Se a intoxicação ocorrer devido a doses menores ao longo do tempo, os primeiros sintomas podem ser de insuficiência hepática:

  • Pele e olhos amarelados (icterícia)

  • Hemorragia

Como os médicos sabem se tenho intoxicação por paracetamol?

Os médicos farão exames de sangue para verificar se há intoxicação por paracetamol. Eles também poderão fazer exames para verificar como seu fígado está funcionando.

Como os médicos tratam intoxicação por paracetamol?

Os médicos irão:

  • Administrar-lhe carvão ativado para impedir que o paracetamol chegue ao sangue, se você tiver tomado paracetamol nas últimas horas

  • Administrar-lhe um antídoto (um medicamento que funciona contra paracetamol) para proteger o fígado

Se houver danos no fígado, talvez você tenha que ser tratado para insuficiência hepática ou até mesmo realizar um transplante de fígado.

Como posso prevenir a intoxicação por paracetamol?

  • Tome apenas a dose recomendada

  • Leia os rótulos dos medicamentos com atenção

  • Não tome um medicamento que contenha paracetamol se já tiver tomado paracetamol

  • Se tiver problemas no fígado ou tomar álcool, pergunte ao médico que medicamento deve tomar para dor ou febre

OBS.: Esta é a versão para o consumidor. MÉDICOS: Clique aqui para a versão para profissionais
Clique aqui para a versão para profissionais
Obtenha o
Baixe o aplicativo  do Manual MSD! ANDROID iOS
Baixe o aplicativo  do Manual MSD! ANDROID iOS
Baixe o aplicativo  do Manual MSD! ANDROID iOS

Teste os seus conhecimentos

Dor nos membros
Qual das opções seguintes é a causa mais comum de dor no braço, que não está relacionada a lesão ou distensão?
Baixe o aplicativo  do Manual MSD! ANDROID iOS
Baixe o aplicativo  do Manual MSD! ANDROID iOS
Baixe o aplicativo  do Manual MSD! ANDROID iOS

Também de interesse

Baixe o aplicativo  do Manual MSD! ANDROID iOS
Baixe o aplicativo  do Manual MSD! ANDROID iOS
Baixe o aplicativo  do Manual MSD! ANDROID iOS
PRINCIPAIS