Manual MSD

Please confirm that you are not located inside the Russian Federation

honeypot link

Intoxicação por aspirina

Por

The Manual's Editorial Staff

Avaliado clinicamente dez 2021
VISUALIZAR A VERSÃO PARA PROFISSIONAIS DE SAÚDE
Obtenha os detalhes completos

A aspirina é um medicamento vendido sem receita para alívio da dor.

O que é intoxicação por aspirina?

Intoxicação por aspirina é o efeito prejudicial que ocorre depois da ingestão de uma dose muito alta de aspirina de uma só vez, ou de muitas doses pequenas de aspirina tomadas ao longo do tempo (intoxicação gradual).

O óleo de wintergreen contém uma substância química relacionada à aspirina. Ele é muito perigoso para crianças pequenas e pode matá-las se elas ingerirem até mesmo uma colher de chá deste óleo.

Se achar que você ou outra pessoa pode estar com uma intoxicação por aspirina, ligue para a assistência médica de emergência (911 na maioria das áreas dos Estados Unidos) imediatamente ou para o centro de informação antiveneno (1-800-222-1222 nos Estados Unidos) imediatamente. A Organização Mundial da Saúde fornece um diretório mundial de centros de envenenamento.

Quais são os sintomas de intoxicação por aspirina?

Se for tomada uma quantidade muito grande de aspirina de uma só vez (intoxicação aguda), os primeiros sintomas são:

  • Enjoo

  • Vômitos

  • Respiração acelerada

  • Zumbido em seus ouvidos

  • Sudorese

Para intoxicação grave, também é possível sentir:

  • Vertigem

  • Febre

  • Sonolência ou energia (hiperatividade) incomum

  • Movimentos e espasmos bruscos do corpo sem controle (convulsão)

  • Como se fosse difícil respirar

Os sintomas de intoxicação gradual se manifestam ao longo de vários dias ou semanas. A pessoa sente:

  • Sonolência

  • Confusão

  • Sensação de estar vendo ou ouvindo coisas que não estão ali (alucinações)

  • Tontura ou vertigem

  • Como se fosse difícil respirar ou que a respiração está rápida demais

Como os médicos sabem se eu tenho intoxicação por aspirina?

Os médicos coletarão uma amostra de sangue para medir a quantidade de aspirina no sangue.

Como os médicos tratam intoxicação por aspirina?

O médico:

  • Administrar-lhe carvão ativado para impedir que a aspirina chegue ao sangue

  • Administrar-lhe líquidos por via IV (na veia), se necessário

  • Para intoxicação grave, usar um aparelho especial para filtrar a aspirina e retirá-la do sangue

  • Tratar os outros sintomas à medida que surgirem

OBS.: Esta é a versão para o consumidor. MÉDICOS: VISUALIZAR A VERSÃO PARA PROFISSIONAIS DE SAÚDE
VISUALIZAR A VERSÃO PARA PROFISSIONAIS DE SAÚDE
quiz link

Test your knowledge

Take a Quiz! 
ANDROID iOS
ANDROID iOS
ANDROID iOS
PRINCIPAIS