Manual MSD

Please confirm that you are not located inside the Russian Federation

Carregando

Doença pulmonar induzida por medicamentos

Por

Joyce Lee

, MD, MAS, University of Colorado Denver

Última revisão/alteração completa set 2019| Última modificação do conteúdo set 2019
Clique aqui para a versão para profissionais
OBS.: Esta é a versão para o consumidor. MÉDICOS: Clique aqui para a versão para profissionais
Clique aqui para a versão para profissionais

A doença pulmonar induzida por medicamentos não é um distúrbio único. Muitos medicamentos podem causar problemas pulmonares em pessoas sem outro distúrbio pulmonar. O tipo de problema depende do medicamento envolvido, mas acredita-se que muitos medicamentos causem uma reação tipo alérgica. Essa doença geralmente é mais grave em idosos. Quando não é causada por uma reação do tipo alérgica, a extensão e a gravidade da doença estão relacionadas, algumas vezes, ao volume da dose e ao tempo durante o qual o medicamento foi tomado.

Dependendo do medicamento, as pessoas desenvolvem tosse, respiração ruidosa, falta de ar ou outros sintomas pulmonares. Pode haver o desenvolvimento de sintomas

  • Lentamente, ao longo de semanas a meses

  • Repentinamente, e se tornar grave

O diagnóstico e tratamento são os mesmos, incluindo a interrupção do medicamento e observação quanto à diminuição dos sintomas da pessoa.

O médico pode solicitar testes de função pulmonar antes que as pessoas comecem a tomar medicamentos conhecidos por causar problemas pulmonares, mas os benefícios da triagem para a previsão ou detecção precoce de uma doença pulmonar induzida por medicamento são desconhecidas.

OBS.: Esta é a versão para o consumidor. MÉDICOS: Clique aqui para a versão para profissionais
Clique aqui para a versão para profissionais
Obtenha o

Também de interesse

Vídeos

Visualizar tudo
Visão geral do sistema respiratório
Vídeo
Visão geral do sistema respiratório
Modelos 3D
Visualizar tudo
Dentro dos pulmões
Modelo 3D
Dentro dos pulmões

MÍDIAS SOCIAIS

PRINCIPAIS