Um exame de hemoglobina A1C (HbA1C) é um exame de sangue que mostra qual foi o nível médio de açúcar no sangue (glicose) nos últimos dois a três meses.
A glicose é um tipo de açúcar no sangue que vem dos alimentos que você ingere. As células usam a glicose como energia. Um hormônio chamado insulina ajuda a glicose a entrar nas células. Se você apresentar diabetes , o corpo não produzirá insulina suficiente ou as células não a utilizarão bem. Como resultado, a glicose não conseguirá entrar nas células, então os níveis de açúcar no sangue aumentarão.
A glicose no sangue adere à hemoglobina, uma proteína dos eritrócitos. À medida que os níveis de glicose no sangue aumentam, mais hemoglobina será revestida com glicose. Um exame de A1C mede a porcentagem de eritrócitos que têm hemoglobina revestida de glicose.
Um exame de A1C pode mostrar o nível médio de glicose nos últimos três meses porque:
- A glicose adere à hemoglobina enquanto os eritrócitos estiverem vivos.
- Os eritrócitos vivem cerca de três meses.
Níveis altos de A1C são um sinal de glicose alta no sangue causada pelo diabetes. O diabetes pode causar graves problemas de saúde , incluindo cardiopatia , doença renal e danos aos nervos . Porém, com tratamento e mudanças no estilo de vida, você poderá controlar os níveis de glicose no sangue.
Outros nomes: HbA1C, A1C, glico-hemoglobina, hemoglobina glicada, hemoglobina glicosilada